quarta-feira, 30 de maio de 2012

Eduardo Campos recebe título de “O Homem das Águas”

Eduardo recebe prêmio Brasil Ambiental no RJ

As políticas de desenvolvimento sustentável adotadas pelo Governo de Pernambuco levaram o governador do Estado e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, a receber o prêmio de Personalidade Brasil de Ação Ambiental e o título de “O Homem das Águas” em solenidade realizada nesta segunda-feira (28), no Rio de Janeiro.

O prêmio é conferido pelo Jornal do Brasil com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da CNI. A proposta é reconhecer iniciativas que conseguiram conciliar atividades produtivas com a proteção ambiental. O evento de hoje também serve de prévia da Conferência Rio+20, que vai acontecer entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

“Precisamos aplaudir aqueles que têm dado a sua contribuição, mas também devemos compartilhar conhecimentos e avaliar as mudanças que ocorreram nesses 20 anos que sucederam a Eco-92, olhando o que andou e o que não caminhou tão bem, para fazermos diferente”, apontou o governador, após receber o trofeu.

Assessoria de Comunicação Social do Governo de Pernambuco

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Socialistas comemoram a instalação da Comissão da Verdade

Lídice da Mata, Valadares e Sandra Rosado comemoram a instalação
da Comissão da Verdade

A presidente Dilma Rousseff instalou, nesta quarta-feira (16), no Palácio do Planalto a Comissão da Verdade, criada pela Lei 12.528/2011. Na cerimônia foram empossados os sete membros que vão apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Em discurso emocionado, Dilma afirmou que o ódio não move a Comissão e garantiu independência dos trabalhos.

A líder do PSB, deputada federal Sandra Rosado (RN), prestigiou a cerimônia e endossou o discurso da presidente. Para a parlamentar, o maior objetivo da Comissão será esclarecer um capítulo ainda obscuro da história do Brasil. “Estamos vivendo um momento muito sensível, as dores daqueles que perderam familiares e amigos ainda estão vivas, latentes. Precisamos sarar essas feridas com verdade, mas sem sentimento de revanche”, ponderou.

Em Plenário, a líder do PSB no Senado Federal, Lídice da Mata (BA), comemorou a instalação da Comissão da Verdade.  A socialista interpretou as lágrimas de Dilma durante a solenidade como sendo “lágrimas da nação, de centenas de mães, esposas e filhos que lutam há anos para terem o direito sagrado de enterrar seus entes queridos”.

Já o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse, durante discurso no Plenário do Senado, que a cerimônia tem um valor histórico extraordinário. O socialista registrou a presença dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva, e da primeira vice-presidente do Senado, Marta Suplicy.

“Em nome do PSB, reitero que a instalação da Comissão Nacional da Verdade marca um dos atos mais belos praticados por um presidente da República na democracia brasileira”, afirmou Valadares.

Informações das Agências Brasil, Câmara e Senado

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Brasil Socialista: números dos filiados no PSB pelo país

Um partido forte, orgânico, que tenha sua vida e, principalmente, sua possibilidade de crescimento e afirmação na participação ativa de sua militância, deve, antes de tudo conhecer a si próprio. E a primeira pergunta a ser respondida é: quantos somos?

Ter a ideia exata de quantos socialistas se encontram filiados ao PSB é fundamental para que todo planejamento e estratégias do partido possam ganhar em qualidade de reflexão e propostas. Saber onde o trabalho de formação de militância vem surgindo resultado, onde é necessário investir para se consolidar, etc.


ESTATÍSTICAS DO ELEITORADO (referência para Março de 2012. Fonte: TSE)

Brasil

Em todo país, são contados 14.875.196 eleitores filiados a partidos políticos, o que corresponde a 10,8% do total de eleitores, que é de 137.882.443. O partido com maior número de filiados é o PMDB, com 2.358.342 (15,8% do total de eleitores filiados no país). Em seguida vem o PT, com 1.523.011 (10,2%), o PP, com 1.407.461 (9,5%) e o PSDB, com 1.344.639 (9%).

A região com o maior número de eleitores filiados é a Sudeste, com 5.848.224 (39,3% do total), seguido pelo Nordeste, com 3.569.950 (24%).

O Partido Socialista Brasileiro-PSB vem somente em 9º lugar, com 564.273 socialistas, 3,8% do total de eleitores filiados no Brasil. Um quadro que, com certeza, podemos melhorar e muito! (Veja aqui uma dica de como conseguir essa meta:
http://migre.me/8ZoOq).

Grandes Regiões, Estados e Capitais

Desse total de filiados ao PSB, 38,3% estão na região Sudeste (215.915) e 30,4% (171.975) no Nordeste. O Sul vem em seguida com 15,1% (85.066), o Norte com 9,8% (55.561) e, por fim, o Centro-Oeste com 6,3% (35.712).

O estado com o maior número de socialistas é São Paulo, com 110.243 filiados ao PSB, o que corresponde a 19,5% do total de todos eleitores filiados ao partido no país. Em seguida vem os estados do Rio Grande do Sul (47.767 ou 8,5%), Minas Gerais (43.364 ou 7,7%), Rio de Janeiro (41.431 ou 7,3%) e Pernambuco (33.627 ou 6%).

Entre as capitais, São Paulo concentra a maior parcela de seus filiados, com 16.515 socialistas (dentro do estado de SP, detém 15% do total). Em seguida vem o Rio de Janeiro com 7.250, Belém com 5.547, Fortaleza com 5.520 e Maceió com 4.430.


Teve curiosidade em saber sobre sua cidade? Acesse o site do TSE e faça você também as tabulações para saber mais sobre o eleitorado em geral e os filiados. O link é http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas-do-eleitorado

Fonte: Henrique R. de Castro, da FJM de São Paulo-SP.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Prazo para tirar ou transferir título de eleitor termina dia 9 de maio

Quem ainda não possuem o título de eleitor, mas pretendem exercer sua cidadania por meio do voto nas eleições municipais de outubro têm até o dia 9 de maio para fazer a inscrição eleitoral, ou solicitar a transferência de município.
O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral de São Roque, portando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência.
Para pedir transferência, o eleitor deve apresentar original e cópia do documento de identidade e do comprovante de residência. O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação, pois, caso contrário, não poderá votar, já que seu nome não constará da folha de votação de sua seção eleitoral.

No intuito de agilizar o atendimento, antes de ir ao cartório o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet, no Portal do TSE, por meio do sistema Título Net, que permite agendar o atendimento on-line.