quinta-feira, 17 de maio de 2012

Socialistas comemoram a instalação da Comissão da Verdade

Lídice da Mata, Valadares e Sandra Rosado comemoram a instalação
da Comissão da Verdade

A presidente Dilma Rousseff instalou, nesta quarta-feira (16), no Palácio do Planalto a Comissão da Verdade, criada pela Lei 12.528/2011. Na cerimônia foram empossados os sete membros que vão apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Em discurso emocionado, Dilma afirmou que o ódio não move a Comissão e garantiu independência dos trabalhos.

A líder do PSB, deputada federal Sandra Rosado (RN), prestigiou a cerimônia e endossou o discurso da presidente. Para a parlamentar, o maior objetivo da Comissão será esclarecer um capítulo ainda obscuro da história do Brasil. “Estamos vivendo um momento muito sensível, as dores daqueles que perderam familiares e amigos ainda estão vivas, latentes. Precisamos sarar essas feridas com verdade, mas sem sentimento de revanche”, ponderou.

Em Plenário, a líder do PSB no Senado Federal, Lídice da Mata (BA), comemorou a instalação da Comissão da Verdade.  A socialista interpretou as lágrimas de Dilma durante a solenidade como sendo “lágrimas da nação, de centenas de mães, esposas e filhos que lutam há anos para terem o direito sagrado de enterrar seus entes queridos”.

Já o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse, durante discurso no Plenário do Senado, que a cerimônia tem um valor histórico extraordinário. O socialista registrou a presença dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva, e da primeira vice-presidente do Senado, Marta Suplicy.

“Em nome do PSB, reitero que a instalação da Comissão Nacional da Verdade marca um dos atos mais belos praticados por um presidente da República na democracia brasileira”, afirmou Valadares.

Informações das Agências Brasil, Câmara e Senado